A anorexia é mais antiga do que você pensa
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Podemos dizer que a sociedade atual exerce bastante pressão sobre as mulheres para que sejam muito magras. As principais modelos, várias atrizes de sucesso e pessoas famosas possuem um corpo extremamente magro. Quando alguma delas é flagrada por um fotógrafo com uma celulitezinha ou com uma barriguinha todo mundo cai matando.
Não impressiona que muitas meninas e mulheres se recusem a comer até serem encaixadas no quadro clínico da anorexia nervosa. Para quem não sabe este transtorno alimentar é caracterizado pela grande perda de peso à custa de dietas auto-impostas, busca desesperada pela magreza e distorção da auto imagem.
Se você pensa que este tipo de comportamento é atual e causado pela mídia saiba que comportamentos semelhantes já foram registrados há séculos.
Em 1554 Johannes Lange descreveu a clorose como a “doença das virgens” ao descrever o caso de Ana. O pai dela queria casá-la de qualquer forma, mas não conseguia por sua aparência pálida e emagrecida. O autor acreditava que a cura para a clorose era o casamento, o intercurso sexual e a maternidade (nesta ordem).
Outro “surto” de anorexia aconteceu durante a Idade Média com o surgimento das santas jejuadoras. Acredita-se que com o crescimento do cristianismo a visão da divindade passou a ser mais magra. A gula passou a ser um pecado capital e logicamente fazer jejum levava a pessoa a um ponto mais próximo de deus.
Estas são apenas algumas histórias das santas anoréxicas que povoaram a Idade Média. Isso é uma prova que mulheres se forçam a manter um nível de magreza extremo há muito mais tempo do que pensamos ao ver casos do dia a dia. O importante é estar atento a pessoas que conhecemos e com quem nos preocupamos. É preciso ver sinais de que este transtorno está acontecendo para que um tratamento seja feito.
Geralmente o tratamento envolve médicos de diferentes especialidades como psiquiatra, psicólogo, clínico e nutricionista. O objetivo é a recuperação do peso através da reeducação alimentar e do apoio psicológico. O quadro de anorexia nervosa não possui medicação específica indicada. Em casos onde a recuperação do peso causa depressão as vezes é indicado o uso de antidepressivos.
0 comentários:
Postar um comentário